Bons hábitos de estudo — 5 dicas

Abaixo listamos 5 dicas simples para que você adquira um bom hábito (rotina) de estudos.

1 – Adquira responsabilidade. Para você ser um ótimo estudante, reconheça que você *quer* ser um bom estudante em primeiro lugar. Isto significa que você está disposto a se esforçar, se dedicar, se entusiasmar, se organizar. Aprenda a ter disciplina (por exemplo, seguir regras e horários). Aprenda a dar prioridade aos seus estudos (por exemplo, estudar vem primeiro do que brincar). Esta primeira dica é a mais importante de todas, pense sobre ela, pois sem ela, as dicas seguintes não valem nada!

2 – Desligue tudo ao estudar. Desligue a TV, o game, o celular, o computador (se não for um trabalho que o exija), retire tudo que não for de estudo de cima da sua mesa, deixe-a bem limpa e organizada, o mais vazia possível (se você estiver sem tempo, coloque toda a bagunça da sua mesa numa caixa no canto do quarto e organize esta caixa depois). Pense que, quanto mais você se concentrar, se focalizar na atividade que segue, melhor você a fará, mais rapidamente você a fará, e o assunto se fixará melhor no seu cérebro. Evite bagunça de coisas e excesso de informação inútil que possa lhe distrair e tomar seu tempo e energia.

3 – Estipule um horário regular de estudos, estude todos os dias. Todo dia, determine uma faixa contínua de horários, reservados somente para os estudos. Utilize *todos* os dias esta faixa de horários. O que importa é você estudar *todos* os dias, e não acumular os estudos para a última hora (leia: um dia antes da prova). Seja como um atleta: para completar uma maratona, você não vai ser tolo de somente treinar uma semana antes, certo? Precisa ter *regularidade*. Todos os dias, nem que seja um pouco, estude. “O homem que move montanhas, começa carregando pedras pequenas” (ditado chinês). Marque no relógio 30 a 40 minutos, dependendo da atividade; estude continuamente durante este tempo, depois descanse 15 minutos. Retorne aos estudos e assim por diante.

4 – Estudo em primeiro lugar, depois dê um prêmio a você mesmo. Você vai querer fazer as coisas divertidas primeiro (leia: brincar, jogar, ver TV, ficar sem fazer nada…). Porém, isso não vai ser nada divertido, quando chegar o fim do dia e você perceber que, já com sono e cansado, ainda tem um monte de tarefas para entregar no dia seguinte! (Além do que, você pode não acreditar, mas estudar também é divertido! Adquira motivação para os estudos! Entusiasme-se para aprender algo novo!). Faça sempre as tarefas/estudos em primeiro lugar (as priorize!). Assim que terminar, se presenteie com um bom chocolate, ligue a TV, vá brincar e curtir o resto do dia. Grite “Uu-hhuuuu!”. Você está livre, leve e solto.

5 – Alimente-se bem e descanse. Nosso corpo precisa de descanso apropriado para se recuperar dos esforços do dia-a-dia. Também precisamos dos nutrientes adequados para o bom funcionamento do corpo e da mente. Portanto, você deve procurar dormir bem (não vá para a cama tarde!) e se alimentar com frutas, legumes e saladas, arroz, feijão, carnes (de preferencia, as magras, como peixe e frango), etc. Nada de só comer frituras, salgadinhos e refrigerantes! Seu organismo agradeçe e seu desempenho nos estudos com certeza vai melhorar.

About these ads

8 respostas para Bons hábitos de estudo — 5 dicas

  1. Renato disse:

    bom dia,eu estou precisando de orientação de estudo e motivação

    • Christine disse:

      Caro Renato,

      Há muitos recursos hoje em dia que podem ajudá-lo. Mas depende muito da sua idade e de seus objetivos. Elabore melhor sua questão.

      Abraços,

      Christine

  2. tulio disse:

    Olá, eu não gosto de estudar tenho 14 anos e estou no nono ano como gostar de estudar e se dedicar mais? tbm nao me concentro pensando em como vai ser o primeiro colegial que sera em uma nova escola

    • Dayanne disse:

      Primeiro você precisa ter um foco Túlio, sem foco sem objetivo não se chega a lugar algum. O que quer fazer no futuro? Ser engenheiro? Médico? Pedagogo? Biólogo? sonhe mais com o futuro, não importa a profissão que quer exercer, importa o caminho que você vai traçar até conquistá-la, daí você só vai chegar ao seu objetivo buscando através dos estudos, comece com uma hora por dia, revisando o que viu na aula. Depois que vc criar o hábito de estudar e unir isso ao sonho de alcançar a sua profissão, de conquistar sucesso no seu futuro, aí sim! Vai ver que valeu a pena cada esforço! Bons estudos!

  3. [...] recebi no blog um comentário de um leitor, o Tulio, que escreveu: Olá, eu não gosto de estudar tenho 14 anos e estou no nono ano como gostar [...]

  4. Christine disse:

    Olá Tulio,

    Escrevi um novo post respondendo à sua questão. Espero que ajude!

    http://matematicareplay.wordpress.com/2012/03/05/para-gostar-de-estudar/

    Abraços,

    Christine

  5. João Victor disse:

    Eu tenho um problema, Estudo em tempo integral, acordo de 5:30 da manhã pra ir para a escola, e chego em casa de 8:00 ~ 8:30 da noite pq tenho curso de inglês por cima. Na escola não da pra estudar graças aos amigos e o barulho dos outros alunos. Não sei como organizar um horário de estudos cumprindo todas as regras como se divertir, descansar, etc. Me ajudem pf

    • Christine disse:

      Caro João Victor,

      Na sua escola há uma biblioteca? Fixe um horário somente para os estudos e estude na biblioteca. Explique o seu problema a um professor ou orientador educacional da escola, tenho certeza de que vão tentar achar uma solução para você, principalmente pelo fato de você estar mostrando interesse nos estudos.
      Boa sorte.

      Christine

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: