Para gostar de estudar

Hoje recebi no blog um comentário de um leitor, o Tulio, que escreveu:

Olá, eu não gosto de estudar tenho 14 anos e estou no nono ano como gostar de estudar e se dedicar mais? tbm nao me concentro pensando em como vai ser o primeiro colegial que sera em uma nova escola.

Para responder ao Tulio e potencialmente a outros leitores, segue um texto que escrevi, abaixo.

 
É muito difícil fazer qualquer coisa que a gente não gosta.

Geralmente o que acontece nestes casos é que:

1-  ou a gente faz a “coisa” muito mal feita,
2-  ou a gente simplesmente não a faz.

Seja 1 ou 2, ambos resultam – pura e simplesmente – de irmos deixando essas “coisas que a gente não gosta de fazer” para o futuro, deixando para o presente as coisas legais, as coisas que gostamos. Então, acabamos fazendo a tal “coisa chata” de última hora, mal feita e às pressas, ou simplesmente não dá tempo, deixamos para lá, etc.

O problema é que: você-futuro é o resultado de você-hoje. Não esqueça que você mesmo estará vivendo no futuro, não será nenhuma outra pessoa. Não devemos tentar “sacanear” a nós mesmos, não é?

Mas a gente costuma achar que de alguma forma podemos “dar um jeito” depois. Coitados dos nossos eu-futuros!

Mas, então, como fazer de fato a “tal coisa que a gente não gosta”?

Quando a “tal coisa” é estudar, as implicâncias são particularmente profundas.

Estudar significa se formar, se ampliar, ser algo melhor do que você é hoje; é evoluir para poder ser um membro da sociedade que dê contribuições positivas para um mundo melhor. Significa explorar o potencial que há dentro de você e que hoje você nem sabe que tem.

Significa dar uma base para você fazer aquele “algo que você gosta” ainda melhor.

Estudar significa ser *humano*.

Ok, nem sempre essas frases de impacto, mesmo reconhecendo que são verdadeiras, nos dão motivação suficiente para estudarmos.

Então precisamos nos forçar a adquirir um hábito.

Quando a gente adquire um hábito, isso se torna natural para a gente. Mas como se adquire um hábito?

Existem várias técnicas, mas creio que a melhor delas é: comece de forma bem fácil.

Ridicularmente fácil.

Por exemplo, se você realmente odeia estudar, pegue um relógio e cronometre 5 minutos de estudo e pare. Isso mesmo! Comece de forma ridicularmente simples, algo que seria impossível não concluir, algo que seria vexaminoso não conseguir. Nem que seja 1 minuto!

Depois deste minúsculo passo, não estude mais durante o dia. Isso mesmo! É sério.

No dia seguinte, faça o mesmo, mas agora cronometre 10 minutos. Se for muito, use 7 minutos ou algo intermediário. Comemore ao terminar! Afinal, você cumpriu sua meta. Certo?

Todo os dias, faça isso. Vá aumentando aos poucos, e de acordo com a data das provas. Se você tem prova daqui há duas semanas, por exemplo, faça uma tabelinha com cada dia da semana, e escreva ao lado a sua meta para o dia, em minutos. Um dia antes da prova, você tem que ter a capacidade de se concentrar nos estudos pelo menos 30 minutos por dia, nos últimos dias.

Se não for suficiente para cubrir a matéria, você terá que ter mais flexibilidade e ajustar os tempos para valores maiores. Você pode também usar os limites como páginas, seções ou capítulos. Por exemplo, 1 página no 1o dia, 2 páginas no segundo dia, etc. Seja criativo, mas sempre cumpra a sua meta do dia.

Use uma cadernetinha para registrar o seu avanço. A cada dia, anote um “OK!” com caneta vermelha. Você vai ter um registro do seu desempenho, como fosse um treino para um esporte.

Anote as suas notas na cadernetinha. Ajuste os tempos, seja mais rígido com você, aos poucos, caso as notas ainda não estiverem boas. Peça ajuda aos professores se você tiver dúvida na matéria.

Adquira assim o hábito de estudar. Pense como será legal tirar notas altas e não precisar ficar de recuperação no final do ano! Pense em coisas que possam lhe motivar a estudar. Pode ser qualquer coisa! Passar de ano é a razão mais básica, não é mesmo? Use-a sempre como primeira razão.

Tenha controle sobre sua vida. Estudar permite você exercitar este controle. Será importante adquirir esta capacidade para resto da sua vida.

Por fim, com o hábito adquirido, você poderá acabar gostando de estudar. Esta é a condição ideal para o sucesso.

Boa sorte!

 

7 respostas para Para gostar de estudar

  1. fabricio disse:

    lave o rosto e fale pra voce mesmo assim,eu vou estudar e não vou deixar a preguiça me vençer crie raiva da preguiça e jogue ela pro chão e vá estudar. você ainda esta olhando o computador ainda ? VÁ ESTUDAR LOGO E NÃO PERCA TEMPO…………………………..

  2. Christine disse:

    Olá Fabrício,

    Qualquer técnica é válida, desde que funcione. Cada pessoa acaba descobrindo a sua melhor estratégia com o tempo.

    Abraços,
    Christine

  3. Pedro disse:

    Obrigado,
    Você me ajudou muito *-* antes eu nem sabia como estudar esse bimestre fiquei em espanhol e tenho que recuperar (Obrigado mesmo pelas dicas).

    • Christine disse:

      Caro Pedro,

      Fico contente em poder ajudar! Seu comentário demonstra que você é uma pessoa consciente, que procura melhorar e vencer. Boa sorte!

      Christine

  4. Sara Cardoso disse:

    Estou no 5º ano e sou pésima em história, e agora, vou começar a realizar as suas dicas(muito mais que quero ir para o pedroII), espero que funcione e eu tire um 10!!!

    Muito obrigada!!! ; )

  5. olá estou na 6º serié e sou péssima em matemática e meu professor e um pouco rígido,só que eu num gosto de estudar matématica(eu odeio matemática) queria saber como posso tirar nota boa!

  6. olá , estou no 4 ano e odeio matematica e pricipalmente em estudar mas acho que é por quais da minha nova prof ela e um pouco seca sabe nao tem muita paciencia e mete um pouco de medo a minha ex-prof ela nao era assim ela tinha paciencia podiamos perguntar 1 ou 20 veses e ela explicava ate nos entedermos mas obg pela dicas🙂

Deixe uma resposta

