O que fazer se você tirou nota baixa na prova?

Atenção (02/Ago/2013): Devido ao grande número de pessoas comentando repetidamente sobre problemas com notas e o que fazer, gostaria de chamar a atenção para o seguinte. Não sou psicóloga ou orientadora educacional. Escrevi este post apenas com a intenção de colocar algumas sugestões e práticas de bom-senso. Peço que leiam estas idéias, assim como os comentários que escrevi posteriormente, respondendo a alguns alunos. Tentem refletir sobre estas idéias e abraçar o que for proveitoso para vocês. Porém não posso ajudar além do que está aqui, pois foge totalmente do objetivo deste blog (e da minha competência). Caso não encontre qualquer coisa de proveito, por favor, procure a ajuda dos seus responsáveis, professores ou orientadores educacionais. Obrigada.

 

E chegou o dia em que o(a) professor(a) lhe entrega a nota da prova, e então acontece o que você mais temia (ou deveria temer): uma nota baixa.

O que fazer?

As pessoas reagem de formas diferentes para situações desagradáveis. Se a nota baixa já era esperada, talvez você não se surpreenda muito, apesar de que a gente sempre tem, lá no fundo, um certo fio de esperança… Talvez o(a) professor(a) tenha sido bonzinho (boazinha)… ou talvez você estivesse enganado, suas repostas estavam de fato corretas apesar de todas as indicações ao contrário (sim, você pode se achar fantasiando com essa possibilidade)… Etc.

Mas, seja como for, você acaba se vendo diante da terrível nota baixa. Seguem algumas dicas de como proceder:

1) Não se desespere. Respire fundo umas três vezes e aceite a realidade como ela é. Aconteceu, está feito. Agora é hora de assumir o problema como pessoa madura. A vida tem muito dessas coisas. Assuma responsabilidade pela sua nota. Use a situação como uma lição aprendida e siga em frente.

2) Nunca, nunca, jamais, minta aos seus pais (ou responsável) sobre a sua nota. Eles querem, acima de tudo, lhe ajudar. A tentação de mentir pode ser grande, mas nunca a deixe vencer. A mentira tem pernas curtas, e é sempre pior quando é descoberta mais para frente. E ela será sim, descoberta, de um jeito ou de outro. Então, não minta sobre a nota real que você tirou.

3) Conte sobre a sua nota no mesmo dia em que a recebeu. Para que adiar? Quanto mais cedo você contar, mas tempo terá para tomar as providências para melhorar a sua nota na próxima prova, ou na prova de recuperação. Seus pais (ou responsável) irão perceber que você está tentando aumentar suas responsabilidades para com os estudos.

4) Planeje imediatamente as ações a serem tomadas para melhorar o seu desempenho. Veja a nossa seção de Dicas.

5) Sane todas as suas dúvidas. Tente buscar ajuda dos pais (ou responsável) e dos professores para tirar suas dúvidas. Para isso, é importante rever a sua prova, e tomar nota de tudo que você errou. Re-passe, um a um, cada erro e tente entender a solução. Re-faça todos os exercícios do seu livro e/ou caderno similares aos exercícios que você errou. Faça isso com afinco, pense e repita tudo até saber resolver os problemas com facilidade.

6) Estudar para matemática é como treinar para um esporte. Algumas disciplinas exigem principalmente decorar os conceitos ou assuntos, já outras exigem saber solucionar problemas novos, baseando-se em técnicas específicas. A matemática se insere neste segundo caso. Logo, é importante você entender as técnicas básicas para poder saber usá-las em questões mais e mais elaboradas. Além disso, é necessário treinar. Fazer muitos exercícios. Isto fixa e automatiza melhor as técnicas na sua mente e lhe proporciona mais agilidade no pensamento lógico.

7) Mude. Se você não está indo bem nas provas, pode ser que você esteja com reais dificuldades de compreender a matéria. Se este for o caso, é necessário pedir ajuda aos professores/orientadores pedagógicos. Ou talvez você esteja passando por um problema pessoal que está lhe atrapalhando. Converse com seus pais. Porém, se você tirou nota baixa por não ter estudado, é hora de você mudar. Você vai ter, sim, que se esforçar para sair dessa, mas se você se empenhar, você irá conseguir.

Boa sorte!

PS: Se você tem algum relato sobre sucesso na recuperação após uma nota baixa, compartilhe conosco deixando o seu comentário!

48 respostas para O que fazer se você tirou nota baixa na prova?

  1. Sandro,C disse:

    Boas,
    Eu, em português tirei má nota, no 1º teste tirei 44%, e neste tirei, 46%, eu não tenho conseguido mostrar o teste à minha Enc. de Edu. , estou passando por um momento muito difícil, estou tão nervoso, estes dias de férias tenho passado mesmo mal, com este nervosismo todo até da-me,às vezes vontade de vomitar e parece que estou a passar por uma depressão, tenho estado muito em baixo, às vezes dá-me vontade de desistir, o que posso fazer?, eu li o que você escreveu e até me ajudou, mas eu não consigo mostrar o teste, porquê não gosto de pôr a minha Enc. de Edu. em desgosto, eu tinha prometido que ia melhorar, eu estudei mais do que no primeiro teste, mas mesmo assim, não deu. Eu não sei o que posso fazer…

    Espero por resposta sff,
    Com melhores cumprimentos,
    Sandro.C 8ºAno

    • manoel disse:

      Eu tambem to assim to na 7 ano e vo tirar 6 em geografia e amanha ja tem outra prova pra 2 bimestre eu to estudando mas to igual a vc vontade de vomitar mt ruim mesmo não sei oq fazer so to respirando fundo e estudando para recuperar , mas leia um livro bom para relachar sei que tirar 44% e uma coiza muito ruim , mas estude bastante mesmo pra proxima prova tirar um 100% 10,00 aki e muito puxado sou de barra velha SC xau.. espero ter ajudado

  2. Christine disse:

    Caro Sandro,

    Compreendo seu momento de angústia, pois todos nós passamos por pontos altos e baixos em nossas vidas, faz parte da vida. Porém o mais importante é como reagimos diante desses eventos, e o melhor que você pode fazer é encará-los como desafios.

    E todo desafio deve ser encarado: 1) com serenidade; 2) em pequenos passos (nem sempre é possível resolver tudo de uma vez).

    O fato de você estar nervoso indica claramente que você se preocupa bastante com a situação, o que é bom, pois mostra que é uma pessoa responsável. Porém, estar *excessivamente* nervoso também indica que você precisa logo encarar de frente a situação, e não ficar adiando o inevitável, isso só aumentará sua angústia. Embora mostrar o resultado ao responsável pareça ser algo tão difícil e terrível, ao ponto de fazê-lo ficar anisoso e temeroso, garanto que mostrar os resultados o fará se sentir imensamente bem, aliviado. Respire fundo e vá em frente! Diga para si mesmo: “Eu consigo fazer isso. Vou me sentir melhor e tudo dará certo!”

    Seja SINCERO. Diga tudo que sente sobre seus testes. Se você estudou e está, ainda assim, tirando notas baixas, significa que você está com alguma dificuldade, ou não está estudando da maneira certa. Estudar “muito” não significa que esteja estudando da maneira mais “eficiente”. Explique suas dificuldades e sua angústia ao responsável educacional e tenho certeza de que ele/ela procurará orientá-lo da melhor maneira.

    Tenha confiança em você! Isso é só um momento na sua vida. Aproveite esse evento, que lhe parece tão terrível agora, e use-o como um aprendizado de vida, algo a conhecer mais sobre você mesmo, e use essa experiência positivamente para desenvolver o potencial que há em você.

    Caso tudo isso não resolva, procure a ajuda de um profissional em psicologia para auxiliá-lo. Boa sorte!

    Christine

  3. Elizabeth disse:

    Oi, eu preciso de ajuda, eu tenho problemas em matematica, fisica e em inglês, fui muito mal em duas provas de fisica e inglês, tenho medo de ficar de recuperação dessas duas materias e de matematica, e eu não consigo mostras as provas trimestrais para os meus pais, pois são muito rigidos e sempre me exigem o melhor, preciso que vc me ajude a solucionar o meu problema, tenho medo de mostrar para os meus pais, até de olhar para a professora e dizer todo o dia que esqueci a prova, me ajuda, por favor…
    Ano passado, foi a mesma historia, tirei notas baixas o ano todo, e esse ano quase conssegui provar para os meus pais, que mudei, mais não consigo, minhas dificuldades, são grandes em diversas materias, ainda mais em estudar, prciso de um metodo de estudo pratico, os meu pais não tem tempo para me ajudar na provas, estam sempre trabalhando e tenho dificuldades de tirar duvidas na aula, por favor, me ajude, preciso de uma solução, para todos esses problemas…
    espero a sua resposta.
    bjs- Help Me

    • Christine disse:

      Cara Elizabeth,

      Nunca tenha receio de uma coisa em sua vida: de ser honesta com os outros e com você mesma.

      Conte de uma vez aos seus pais sobre os resultados e explique que tem tido dificuldades, e que isso a preocupa bastante. Se as notas baixas vieram por dificuldades reais de compreensão, então peça a eles para marcar um horário com o orientador pedagógico da escola para discutir o melhor plano de recuperação para você. Provavelmente você está com muitas dúvidas acumuladas. Seus pais vão achar positivo que você tenha essa atitude, pois é honesta e responsável.

      Se as notas baixas têm ocorrido também porque você tem dificuldades de se *concentrar* para estudar, então você tem que se esforçar em re-educar o seu cérebro para adquirir maior e maior capacidade de concentração. Reserve 1 hora por dia e desligue tudo: TV, internet, etc., coloque um relógio na sua frente e cronometre 10 minutos: nesse tempo pode “chover meteoros”, ou o que for, mas você se comprometerá em se concentrar totalmente no material de estudo. Acabou os 10 minutos, levante-se e faça qualquer outra coisa por outros 10 minutos. Então volte e se concentre de novo por 10 minutos, etc. Comece com pouco tempo, mas a cada dia, você pode ir aumentando o seu tempo de concentração. É como se fosse praticar um esporte! Você não começa pesado, certo? Coloque uma meta, escreva uma nota e prenda-a na parede do seu quarto, algo assim: “estudarei todos os dias um total de 1 HORA”. Num calendário, marque OK em vermelho cada dia que você cumprir sua meta. Ao final de uma semana, veja o total que conseguiu cumprir e tenha orgulho do seu progresso!

      De qualquer forma, não adianta se esforçar em cima de um material com muitas dúvidas, essas precisam ser sanadas com o professor. Participe mais das aulas e não tenha medo de perguntar. Tenha mais controle sobre sua vida, tome uma atitude positiva e confiante, e você terá a base para progredir e mudar para melhor. Seja corajosa e enfrente sua situação, pois fugir dela somente vai lhe trazer mais angústia, e você não vai conseguir fugir para sempre, certo?

      Boa sorte,
      Christine

      • Ana Julia disse:

        Estou tirando em todas as provas 3,5 e estou com vergonha de mostrar minha nota !!!!

  4. Tassia disse:

    oi, meu problema ja é diferente. Eu sempre tirei notas boas e satisfatorias para mim,porem do ano passado pra cá ( 7ª e 8ª serie) eu ando passando por uns altos e baixos.Hoje mesmo fiz uma prova valendo 6.0 e com certeza eu vou tirar 4.8 (pois errei 2 questoes). Bem, o que me deixou irritada e com vontade de desistir foi o fato de eu ir marcar a resposta certa porem por conta de uma menina da outra sala ter falo anteriormente que a resposta era outra eu acabei marcando essa que era a errada. Alem disso eu tenho esse problema de marcar uma resposta e depois achar uma explicação pra marcar outra que eu estava com duvidas e eu acabo errrrrrrraaaannnnnnnnnnddddoooooooooooooooo.Outro fato que ajudou nessa ”depressao pos-prova” foi o fato de os cdfs da minha sala serem muito competitivos com relaçao a nota o que faz eu me sentir uma BURRA e inferior com relacao aos nerds da turma.Me ajuda!!! o que eu faço para deixar de se importar sempre de forma exagerada com tudo o que eu falei acima. Me responda por favor!!!! beijinhos

    • Tassia disse:

      So ressaltando que pra mim essa nota foi horrivel.

    • Christine disse:

      Cara Tassia,

      Não sou psicóloga nem tenho respostas para tudo, mas o que eu vejo são dois fatores: (1) aumentar sua auto-confiança; (2) aumentar o foco para você mesma.

      No item (1), você precisa se focar em estudar de forma eficiente, ou seja, não somente reservar um tempo para os estudos e ser disciplinada, mas também se *assegurar de que está mesmo entendendo a matéria*. Tire todas as dúvidas com os professores. E no caso da matemática, quanto mais exercícios variados você resolver, maior sua auto-confiança. Adquirindo essa auto-confiança, para que marcar uma resposta só porque uma outra pessoa assim indicou? Você terá maior capacidade de julgar a resposta de fato correta.

      No item (2), acho importante existir um meio de comparar seu desempenho com relação aos outros da sua sala, porém lembre-se que você é uma pessoa única no Universo, com suas próprias características, dons e dificuldades, logo focalize-se em você mesma, em superar seus limites, e não gaste tempo se preocupando por que fulano ou cicrano tirou nota melhor do que você. Use sua energia positivamente, para você mesma, e não gaste energia com coisas que você não tem qualquer controle.

      Boa sorte,
      Christine

  5. Julia disse:

    Bom, estou no 8º ano e sempre tive dificuldades em matemática desde do 5º ano, e minha mãe sempre me dando chances para eu tentar melhorar.. Quando tiro nota baixa eu fico muuuuuuuuito nervosa não sinto fome, nem sede e nem vontade de fazer nada, penso até em desistir. Quando o professor está explicando eu entendo tudo até faço as tarefas corretamente, mas quando eu chego em casa eu não consigo fazer nadaa. Isso me chateia muito, pq as vezes me sinto burra.. Ás vezes eu tenho dificuldade de perguntar o que eu não entendi e fico muuuito nervosa, minha mãe não tem muita paciência para me ajudar em matemática, então proucuro achar sites que tirem minhas duvidas. E todos os dias pego meus livros pra tentar entender e nunca consigo fazer sozinha, me esforço o bastante para tentar entender. Já até achei que eu tenho algum problema porque as vezes fico boiando na aula. E semana que vem eu tenho prova, me ajudaa ??😦
    Obrigada

    • Christine disse:

      Cara Julia,

      Nada de ficar triste e nervosa! Em primeiro lugar, cabeça para cima e seja feliz com tudo que você tem em seu interior, que é vasto e rico em idéias e criatividade, tenho certeza que você irá encontrar esses elementos em você. Cultive-os, em primeiro lugar.

      Você não é burra, de jeito nenhum. A matemática exige o trabalho da parte lógica do seu cérebro, e você precisa fortalecer essa área para ganhar auto-confiança na matemática. Isso também exige treino e nunca, nunca fique nervosa para fazer perguntas. Converse com o seu professor após as aulas e expresse o seu problema.

      Se você consegue resolver os problemas em sala de aula, ao chegar em casa, no mesmo dia, volte exatamente aos mesmos problemas da aula, um por um, e tente retraçar todo o raciocínio que levou às soluções. Não tente fazer um novo problema antes de ter certeza de como resolveu os passados em aula. Uma vez tendo feito isso, tente resolver um problema do livro bem parecido com o demonstrado em aula. Se tiver muita dificuldade, significa que você não assimulou muito bem as regras e princípios matemáticos envolvidos. Tente voltar aos conceitos e explicações do livro, caso não esteja entendo-os muito bem e claramente, você terá que conversar com o seu professor, pois é muito difícil seguir bem na matemática sem ter os conceitos sólidos. A matemática é muito mais prazerosa e interessante quando você tem esses princípios sólidos, e daí apenas partir para a descoberta e o entusiasmo que é resolver uma problema.

      Espero que ajude.

      Christine

  6. iago reis disse:

    eu tirei 9,5 e eu to muito triste porque eu sempre tirei 10

    • Christine disse:

      Caro Iago,

      9,5 é obviamente ainda uma nota muitíssimo boa, você errou um pequeno detalhe. De qualquer forma, leia esta frase:

      “Não confunda derrotas com fracasso nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitórias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias.”
      Roberto Shinyashiki

      Concentre-se em crescer, sempre.

      Christine

  7. manoel disse:

    Por favor hoje tirei 6 em geografia ja falei para meus pais tenho medo de não passar de ano meus pais falaram q 6 da pra recuperar mas e muito puxado fico muito cansado em Matematica e hoje fikei mais ainda mesmo sabendo que e facil recuperar eu to mt triste e com vomtade de vumitar

  8. geisa soares disse:

    Oi , Olha ( detalhe : estou no 7ºano ) eu Sempre tirei 8 9 10 mais hj tirei uma nota ma em historia 3,5 e nisso contei logo para minha mãe só que desde então eça só fica jogando tudo na minha cara vai estudar … e eu estudei só que estou com uma séria dificuldade em historia e ela não entende diz que é mentira que vai me mudar de escola que eu só fico conversando e ela não me escuta , estou realmente triste por que ela devia me ajudar não me magoar queria sua ajuda . Obg !

    • Christine disse:

      Cara Geisa,

      Parece-me que o que você tem é um problema mais geral de comunicação entre mãe e filha. Essa questão fica fora do escopo deste site! De resto, acho que você pode conversar com sua professora sobre sua dificuldade com a matéria.

      Abraços.

  9. minhas notas estão totalmente ótimas ‘ na minha opnião ‘
    mais em MATEMATICA , E FISICA , minhas notas são muitos ruins ‘ sempre tiro menos que 6 ¬
    agr nas outras materias são sempre maiores que 7 !
    meus pais semprem olham minhas notas , mais esse mês não pretendo mostrar ‘ porque eles não vão me dar o show que eu quero ir ‘ no caso do Luan santana ‘ eu estudo pra ganhar sempre oque eu quero mais esse foi o primeiro ano que eu tiro notas baixas em matematica desse jeito ‘ não sei oque faço😥

  10. Lucas Andrade disse:

    Boa Tarde.
    Sempre tiro notas altíssimas, mas hoje fiz uma prova de matemática, e nela caiu o conteúdo sobre Contagem e Probabilidade. E tenho certeza que fui mal nesta prova. Os professores dizem que sou o melhor aluno, que tiro notas excelentes e que tenho um belo de um futuro promissor. Mas estou com muito medo. Medo do que ela vai falar após dizer minha nota, medo da reação das pessoas, medo da reação de outros CDF’s, e outros olhares admirados, mas que machucam.
    Estou pensando em não ir para escola nesta semana. Não enquanto ela dizer a nota com minha ausência na sala de aula.
    Para você, como devo reagir?

    • Christine disse:

      Caro Lucas

      Enfrente com a cabeça erguida. A vida é maravilhosa, mas há momentos difíceis. O momento em que você passa agora pode parecer muito difícil, mas se tornará pior se não enfrentar a situação. Afinal, este é um problema que tem solução, certo? Não é o fim do mundo. Se você enfrentar esse obstáculo, ficará mais forte para outros futuros. Pois a vida tem muitos! Encare isso como uma vacina, que vai fortalecê-lo.

      Você não precisa ser o melhor e o mais perfeito sempre. Seja apenas consistente, procure se esforçar sempre, e os resultados seguem naturalmente. Não ligue para os outros. Olhe para o seu interior, e procure sempre coisas positivas que possam aprimorá-lo. Isso irradiará energias positivas para o seu ambiente e aos outros, e isso é o que importa. Se outros estão o julgando, problema é deles. Você não precisa desse tipo de julgamento. Não se perturbe, siga em frente e adquira força nesta caminhada. Não falte à escola!

      Att
      Christine

  11. Amanda disse:

    Oi,
    Eu sempre tiro notas boas em tudo, mas de alguns dias pra cá eu estou tirando notas muito baixas. Na semana passada fiz um teste valendo 6,0 e hoje a professora entregou o teste, fiquei muito arrasada, pois de 6 eu tirei 4,25 e minha professora falou que eu vou ficar de recuperação. Todos da minha sala me chamam de Nerd em relação a minha nota, e não entenderam porque a professora me chamou junto com as pessoas pouco inteligentes. Como devo reagir, devo contar para meus pais?.

  12. Obrigado… Tomara que seja útil pra mim tirei 5.0 na prova e estou de fato ferrada…Estou com gripe nariz escorrendo ,,Enfim to muito mal, E claro minha mãe e meu pai estão muito nervosos,,Não sei o que fazer, e meu colégio esta com ensino muito, muito, muito fraco enfim…Minha Mãe falou que tudo o que passarem na escola eu colocar no computador ,e ver algo do tipo …Porque lá eles passam o básico e no computador posso colocar coisas mais difíceis..E por fim queria saber o que eu faço mesmo com essas dicas preciso mt saber! Espero Resposta.
    Atm. Tauane

  13. Danielly disse:

    Nessa semana mesmo, tirei um 0, 4 & 5,5 em matemática. Não é por falta de estudos, é por que matemática nunca foi fácil de entender para mim, tenho uma certa dificuldade. Nas outras matérias, a nota mais baixa que eu tiro é 8 =/ Em fim, queria ajuda e conselhos para, melhorar esse certo medo que eu tenho da matemática. É como se a matéria me dominasse ‘-‘

  14. Christine disse:

    Leiam as respostas aos comentários anteriores.

  15. Thomaz disse:

    Eu estou no 6° ano,no segundo bimestre mas ja tirei no ruim em uma materia,estou com medo de ter tirado denovo ele vai entregar a prova depois da manhã…to com medo,e so consigo pensar nisso!

  16. leticia disse:

    amanha vao entregar as provas de matematica vai ser 0 na certa so respondi 6 questões estou muito ansiosa minha mae vai me matar estou muito ansiosa me ajude? olha vou dizer meu face ta? aurora.aurora.1614@facebook.com

  17. douglas silva disse:

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    tudo bem com voceeeeeeeeeeeeeeeeeee

  18. Giovanna disse:

    Eu sou do 7º e to com medo de mostrar minha nota de matematica para minha mae …. Só que 1 quero pedir pra professora aumentar 2 pontinho:/ …..N tenho coragem me ajude pf!

  19. Pri disse:

    Oi eu tirei 4,5 na prova de geografia da I Unidade
    Eu estou com a media 6,0,e o total de pontos 10,5…Da pra recuperar?
    Eu nunca tinha tirado nota baixa é minha primeira vez…tem como me ajudar?

  20. La disse:

    Oi, eu tive uma prova essa semana, era sobre geografia, e era com consulta, mas chegando na hora, percebi que esqueci meu caderno e fiquei morrendo de medo, contei para a professora, ela tirou o ipad (a prova ia ser feita pelo ipad) e disse que eu nao ia fazer nada na aula inteira, e que eu iria tirar 0 por nao trazer o caderno, morri de medo, pedi para minhas amigas nao contarem para a minha mae, e estou com medo que ela descubra de algum jeito, mas eu sei que mentir e omitir é errado e muito feio.. mas estou morrendo de medo que provavelmente minha mae falará que é por falta de atençao e me dará uma bronca enorme! O que eu devo fazer? contar ou fingir que nada aconteceu? porque isso me deixa com um peso na conciencia..
    espero que me ajude!
    Obrigada, Bjs

  21. Viegas Almeida disse:

    Sou o Viegas estou com um problema de nota baixa na matematica e Português reprovei no segundo trimestre no primeiro aprovei e no segundo reprovei não sei o que posso fazer para recuperar as minhas notas no terceiro trimestre.
    sera que podem ajudar-me?

    • Laura disse:

      Estude!Estude e estude! .. Se dedique muuuito a trabalhos/provas/atividades na sala de aula. E sempre,quando haver uma provinha,estude muito,não fique enrolando e deixe para ultima hora..!

  22. ana disse:

    tirei 4.6 em ciencias e sempre fui vista a inteligente da sala mais eu de repente relaxei muito nas minhas notas. tiro notas altas pelos meus pais e nao por mim.

  23. Nicole disse:

    Eu ando tirando muitas notas baixas, depois que meu professor me colocou em um lugar, perto de 4 pessoas que nao fazem NADA! nao me ajudam em nada tambem (na minha escola o mapeamento é em dupla) eu estudo o DIA inteiiroo! mas mesmo assim as notas nao vem tao boas! e eu estudo tanto que as vezes me esqueco de algumas tarefas e acabo levando anotações na agenda, e isso me deixa mais nervosa ainda, eu tiro so notas ruins e eu estudo pra valer pra tentar melhorar, as vezes ate sobe um pontinho, mas nao é o q eu qria… e eu n estou c problemas em casa…😦 por favor me ajudem eu nao quero reprovar de ano! e qro ser melhor para os meus pais!!!

  24. Samara disse:

    Na primeira prova eu tirei 7.9, então relaxei e não me dediquei tanto para a segunda prova, que tirei 6, então fiquei de recuperação. Eu acho que a professora explica muito melhor na recuperação, passa bastante registros, e eu prestava muita atenção, sentei na 1ª carteira, não conversava, não deixava nem o estojo em cima da carteira para não me destrair, estudei, mas não muito, e comecei a chorar achando que não sabia nada, na hora da prova, eu também comecei a chorar,
    mas no final tirei 10. Agora no último trimestre, temos outra prova de geografia, a prova foi mês passado, mas eu não tinha estudado NADA, então faltei, agora ela será amanhã, e eu ainda não estudei, tenho preguiça, mas ao mesmo tempo quero ir bem (lógico), mas não consigo estudar, me da um desespero de não saber nada, eu começo a chorar e não consigo estudar.

  25. Miguel disse:

    gente estou com medo de não passar em português

  26. Miguel disse:

    gente estou com medo de não passar em português sera se eu passo ?????

  27. Julia disse:

    Oi, eu tenho um problema, as minhas notas não estão nada boas 0 3 4 eu nunca tinha tirado notas assim eu tô com medo de contar isso pros meus pais e eu queria saber se dá pra recuperar eu estou no 1 bimestre e realmente preciso de ajuda

  28. laíslane disse:

    estou com medo de falr pra minha mãe da minha nota de geometria eu estudei muito sabia fazer os calculos mas na prova acho que mim dei mal não sabia o resultado de nenhum e agora ela disse que se eu tirsse not baixa e me bater muito eu faço o 8 ano porfavor me ajudem porfavor

  29. Eu Queria Saber fui mal na primeira prova de geografia no 1 bimestre e estou perguntando se tem mais provas porque a prova valia 40 e eu tinha um trabalho de 30 tem como não ter recuperação alguem me ajuda por favor

  30. vanuza aragao disse:

    eu fiquei em 7 matéria estou no primeiro ano,nunca fiquei em tantas matérias em minha vida ,ñ sei oq eu faço mais mim ajuda…..

  31. Ane Caroline disse:

    Primeiramente oi. Gente to com um grande problemao tirei 4.0 em matematica no primeiro bimestre, mas estou com medo de contar pra minha mae o q faço

  32. bruna disse:

    eu tirei nota baixa,mas ficou na media e eu queria saber como vou resolver isso com o meu pai?alem,ele é muito bravo a minha nota foi 7,0 e ta na media,mas eu nao estou satisfeita com essa nota e prefiro ficar no quarto o dia inteiro e ficar estudando tudo e todas as vezes,tenho vergonha de ser a unica da sala que tirou nota media,quero sua ajuda!!!o mais rapido possivel!!!

  33. DÉBORA CARDOZO disse:

    Acredito que tirar nota baixa não que dizer se você é um bom ou mal aluno! Pois não passa de numeros, temos que mudar nossa visão ao ensino nas escola e faculdade, acredito que o professor não pode “jugar” em reprovar ou aprovar um aluno so por avaliações! Já esta ultrapassado fazer contas manualmente com toda tecnologia que nos roda, não sabe nem usar ,ou que exista programa para facilitar. Ninguem vai contratar alguem no mercado de trabalho que anote tudo manualmente, mais sim aquele que sabe usar as ferramentas certas e com mais agilidade! VIVEMOS NUMA SOCIEDADE IPOCRITA ONDE JULGAM PESSOAS POR NUMEROS E NÃO PELOS SEUS TALENTOS!

    • Christine disse:

      Cara Débora,

      Este blog não é adequado a esse tipo de debate. Apenas uma questão: a tecnologia está disponível porque houve pessoas que a criaram e, para criá-las, essas pessoas estudaram, e muito, e foram, sim, avaliadas de várias maneiras, e por critérios quantitativos. Se não houver educação de alto nível, e com alunos avaliados de forma rigorosa, nossa sociedade vai estagnar na mediocridade. As futuras gerações, pelo seu critério, vão saber (talvez) usar um computador, mas não saberão como ele funciona, e muito menos criar novas tecnologias. Serão praticamente “analfabetos funcionais”.

      Christine
      Nota: sua escrita contém vários erros de português.

  34. Nathália disse:

    Eu acho que não estudei bastante e fiquei nervosa, mas hoje, durante a prova de Física fiquei muito tensa e não conseguia realizar as questões. Eu não sei o que fazer e eu geralmente só tiro boas notas, nunca tirei uma nota baixa, mas agora olhei no livro e vi que errei muito. Não sei minha nota, mas sei que é abaixo de 7. Estou muito nervosa e não consigo e concentrar para estudar e tenho provas em menos de 2 dias. Ajuda!!

  35. Christine disse:

    PESSOAL;

    POR FAVOR, LEIAM: “Atenção (02/Ago/2013): Devido ao grande número de pessoas comentando repetidamente sobre problemas com notas e o que fazer, gostaria de chamar a atenção para o seguinte. Não sou psicóloga ou orientadora educacional. Escrevi este post apenas com a intenção de colocar algumas sugestões e práticas de bom-senso. Peço que leiam estas idéias, assim como os comentários que escrevi posteriormente, respondendo a alguns alunos. Tentem refletir sobre estas idéias e abraçar o que for proveitoso para vocês. Porém não posso ajudar além do que está aqui, pois foge totalmente do objetivo deste blog (e da minha competência). Caso não encontre qualquer coisa de proveito, por favor, procure a ajuda dos seus responsáveis, professores ou orientadores educacionais. Obrigada.”

    Não adianta solicitar ajuda aqui no site, pois não é o objetivo do mesmo. Infelizmente, fecharei para comentários.

    Christine

